Sabor e Saber | Hemetério Gurgel

Coluna Sabor e Saber - 16 e 17 de agosto

Dicas

OS TIPOS DE QUEIJOS

Por: Melissa Mafra

Os queijos são classificados de acordo com o tipo de leite: de vaca, de ovelha, cabra, búfala ou a mistura de leites; da textura; grau de maturação e intensidade de seu sabor e aroma.

A classificação:
É de acordo com a textura: queijos duros, semiduros, macios, frescos.

A variação da classificação - Duros:
Os queijos duros variam de lisa e fácil de cortar até a áspera e granulada. Ex: o Emmenthal, o Gruyère, Parmesão, Provolone, Pecorino, Cheddar e o Gouda.

Classificação Macios e Frescos:
Os queijos macios; Brie e Camembert. Azuis: Roquefort e Gorgonzola.
Os frescos: Cabra, Cream Cheese, Ricota, Cottage, Mascarpone, Feta.
Mistura de diferente tipos de leite: temos o Telaggio, norte da Itália.

Como comprar:
Na compra, a casca é o primeiro aspecto a se avaliar, e no armazenamento, o principal é conhecer cada um deles. A quantidade eliminada na produção determina a maciez, o tipo de casca e o mofo que irá se desenvolver.

Agora é só aproveitar dessa maravilha.

 

20 Agosto 2014
Receita da Semana

Creme de Ricota

Por: Sanylle Faraj

Ingredientes:
- 01 ricota fresca em pedaços (aprox. 300g) - 01colher (sopa) de margarina light - 100ml de leite desnatado quente -100ml de creme de leite fresco - 04 colheres de sopa de leite em pó desnatado - Sal a gosto - 2 colheres de sumo de limão

Modo de Preparo:
É mais fácil do que você imaginava: bata todos os ingredientes no liquidificador durante 1 a 2 minutos exceto a ricota; - Finalizar o creme adicionando o restante da ricota amassada; - Guarde o creme de ricota em um recipiente adequado e leve à geladeira.

Sugestão da chef:
Sirva c/torradas de pão integral. Acrescente outros sabores ao creme, como: tomate seco, azeitona, pimenta biquinho, etc.. Basta picar e misturar.
Essa receita serve também para pastinhas doces, é só não incluir o sal. Bata a ricota com 01 fruta. Sirva gelada.

É uma das DELÍCIAS da vida.

 

20 Agosto 2014
Fast Food

Trattoria Bolognese

Endereço: Av. Rodrigues Alves, 658 - Tirol - Natal/RN
Fone: 2010-9121. Recém inaugurada. Abrindo para almoço e jantar. Faça reservas.

O Chef tem suas origens na famosa cozinha de Bologna, Itália. Casou-se na Itália com a bela brasileira Mércia Carvalho Pierucci, que já morava lá há mais de 20 anos.
Daí veio à influência de vir residir no Brasil e, aqui, por ouvir falar tanto, escolheu Natal para morar e instalar um restaurante.

A formação do chef
O Chef Pier Leonardo Pierucci é um mago na gastronomia geral itálica. É a sua vantagem que não se limita a uma só região de uma Nação de tão vasta e diversificada gastronomia.
Pier trabalhou durante anos na loja de alimentos e bebidas em Porretta Terme, que fica entre Firenze e Bologna. Também no mesmo gênero em lojas de seu avô.
Especializou-se, além de chef de cuisine, praticando e fazendo cursos, em patisserie na área de sorvetes a qual a Itália é o berço de sua introdução na Europa.
Ainda hoje é dono, na cidade de  Porreta Terme, de uma sorveteria artesanal.

Projeto, ambientação, decoração
A Trattoria Bolognese não improvisou ou fez adaptação. Sim. Construiu uma tratoria para estourar a boca do balão. Tudo projetado minuciosamente pela arquiteta Rita Macedo com as dicas de Pier.
Já na parte de ambientação e decoração, aí reinou Pier e Mércia. Aliás com excelente bom gosto, pois o espaço tornou-se confortável e agradável. Ficou bonita por dentro e por fora. Nossos parabéns!

Público alvo e a algo do menu
Os restaurateurs Mércia e Pier capricharam no Cardápio. Eis algumas maravilhas: Tortelone, Lasanhas, Caneloni, Filés com molhos variados e sugestivos, Tagliatele, Polpetta, Brusquettas e outras receitais inéditas em Natal, da fenomenal gastronomia italiana, da qual sou fã.

Pier frisa que vai tentar conquistar o público natalense que gosta de comer bem. Um amigo que esteve lá elogiou muito a Torta de Riso - arroz cozido no leite com açúcar, limão, amêndoas e licor, e, sua esposa, torta de ricota na pasta frolla com amêndoas e frutas cristalizadas.

Amigos, RECOMENDO!


Brunch em Natal

Embora tenha se iniciado nos EUA, principalmente nos Hotéis, com um êxito grande, logo depois, se estendeu pelos principais restaurantes das grandes e pequenas cidades americanas. O mundo imitou.

No Brasil já existe há bastante tempo, nas grandes cidades como São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Recife.

Chegou há pouco tempo a Natal, embora acanhandamente. Alguns hotéis tentaram, mas logo depois optaram por um self-service.

Muito bom!
Fui, com amigos, nesse domingo ao Brunch na Patisserie, Padaria e Restaurante, La Via Pane, Av. Nilo Peçanha, 338 - Petrópolis, Natal - RN (84) 3322-1627.
Fui informado que também há aos sábados.

Aprovamos e recomendamos!

Parabéns ao casal amigo e empresários do ramo de alimentação Marcelo e Rose Guerra.


UMA BELA FEIJOADA

Real Botequim, Av. Roberto Freire, Shopping Cidade Jardim, loja 2920 - Capim Macio - Natal

Telefone: (84)3217-8999.
Funciona diariamente e aos sábados das 12h às 16h30.
Gerente geral, já há 6 anos, o amigo Samuel Antônio.

O Real Botequim já é uma tradição de Natal e do Nordeste, pela imaginação primorosa de criação de petiscos, com uma qualidade inigualável, toque de midas do  chef D. Renato Marcelino: servidos em bandejas, em rodízio, pela equipe de excelentes profissionais.

Você escolhe sem precisar ficar pedindo. O garçom está a todo instante a sua mesa.

A Feijoada Maravilha
Poucas são as casas de alimentação de Natal, que sempre indicamos. Seja qual for seu gosto, há um petisco ou um prato especial que irá lhe agradar. Serviço primoroso.
Só nos deparamos alí com gente alegre, de todas as faixas etárias. De bem com a vida! E espalhando fluidos bons.

Natal tem muitas feijoadas. Contudo poucas são tão especiais como a do Real Botequim.

E olhe que isso já me haviam dito em Recife, PE, berço dessa rede de foods.
É uma bem especial.
E não sei como eles conseguem repetir aqui e nas outras cidades, sempre com o mesmo sucesso.
E, tem mais, há música ao vivo para dar prazer a sua sensibilidade auditiva e musical-cultural.

20 Agosto 2014
Conversa de Restaurante

Política só nos bastidores da coluna

A POLÍTICA em todo o território nacional está de luto pela tragédia aérea que matou o candidato a presidente Eduardo Campos, PSB, 3º colocado nas pesquisas, mas com um futuro muito promissor na política brasileira.
Coincidentemente morreu na mesma data em que faleceu seu avô, Miguel Arraes, ex-governador de PE e nome nacionalmente conhecido.

Pesquisas de notícias e fofocas
Buscamos nas agências de notícias do mundo inteiro, nos blogs nacionais e agência de notícias nacionais e internacionais, Rádios e TVs.

Do Blog de Josias
O deputado gaúcho Beto Albuquerque, Líder do PSB na Câmara Federal, telefonou ao  Ministro da Defesa, Celso Amorim, e pôs em dúvida a investigação da FAB. 
Em nome do partido pediu explicações sobre a notícia de que o áudio disponível na caixa-preta do avião que transportava Eduardo Campos não corresponde ao voo que terminou tragicamente.

O ministro disse que também ficou surpreso com a informação. O deputado disse que ia ligar para o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. A conversa foi presenciada pelos deputados Márcio França e Júlio Delgado, além dos senadores Lídice da Mata e Antônio Carlos Valadares. E concluíram: Estamos todos muito desconfiados, disse o deputado Beto, que acabara de checar  sobre a caixa preta  com a redação da Agência de Notícias do UOL. E disse: o partido olha de esguelha para a investigação da Aeronáutica.

Foto: Dep. Beto Albuquerque.

Parece um despiste
Ainda o deputado: Tivemos a informação de que houve uma explosão na turbina. Isso não acontece do nada. Depois, ficou-se sabendo que havia aviões não tripulados da FAB, os drones, naquela região. Foi confirmado que havia, mas disseram que estavam longe.

Caixa preta muito estranha
Agora, dizem que o áudio da Caixa-Preta não corresponde ao voo. Não me lembro de ter visto outro caso no mundo em que a caixa-preta não registra o que foi dito na cabine do avião nas últimas duas horas de um voo. E acrescentou: muita coisa ocorrendo em torno de uma tragédia.

Parece até despiste
A FAB e o Brigadeiro Saito deve ao Brasil, ao PSB e à família do Eduardo Campos uma explicação convincente. Nós exigimos isso.

Americanos chegam para investigar
O NTSB - National Transportation Safety Board, órgão norte-americano que investiga acidentes aéreos, enviou um investigador a Santos para acompanhar os trabalhos de apuração sobre o acidente que matou o candidato a presidente da República Eduardo Campos. Os especialistas dos EUA já estão vasculhando tudo. Vieram com um avião carregado de equipamentos ultra-modernos. Declararam que só darão informações oficiais de governo para governo e ao Congresso Nacional.

Novo candidato tem de sair até sábado
Desde a última quarta (13), corre o prazo de dez dias a coligação Unidos Pelo Brasil: PSB, PPS, PPL, PHS, PRP e PSL, indiquem um novo candidato para substituir Eduardo Campos, morto.

Eis as opções possíveis
1ª Opção: Marina Silva - A atual candidata a vice é o principal nome. Tem a seu favor o apoio  do irmão de Eduardo Campos. Contra Marina pesa sua intenção de deixar o PSB em 2015, logo após as eleições, eleita ou não na chapa de Eduardo Campos, para criar um novo partido, o que desagrada lideranças do PSB. 

2ª Opção: Outro nome da coligação - Pela legislação eleitoral, qualquer afiliado a um dos partidos da coligação poderá ser o substituto. Até agora, nenhum político das siglas se posicionou, como alternativa. Na quinta-feira (14), Roberto Amaral, presidente do PSB disse que o partido tomará, a seu critério, a condução e as decisões sobre o processo eleitoral. 

3ª Opção: Desistir da candidatura - O PSB e demais partidos da coligação podem ainda optar por desistir da candidatura, e apoiar informalmente outra candidatura já existente. Isto é o que deseja o PSB paulistano e mineiro. O horário eleitoral na TV reservado à chapa desistente (1min49s) não seria dividido entre os demais concorrentes, e sim ocupado por uma imagem vazia. Alguns analistas afirmam que políticos do PSB próximos ao PT ou PSDB seriam defensores desta opção.


ANÁLISE DAS MAIORES CONSULTORIAS INTERNACIONAIS

O investidor e analista de mercado, o potiguar Teófilo Furtado - Téo para os íntimos -, recebe semanalmente relatórios das maiores Consultorias mundiais de análise e sugestões para seus clientes investirem, conforme a situação em cada país. Sobre o Brasil, o investidor Teófilo recebeu ontem os seguintes relatórios.

A nosso pedido ele fez um resumo das análises.Vejamos:


NOMURA: A maior empresa japonesa de Serviços financeiros: “Aumentaram a possibilidade  de  vitória da oposição brasileira.”

Eurasia Group: “Chances de vitória de Dilma, candidata a presidente do Brasil foram reduzidas de 60% para 55%.”

Citibank: “Agora aumenta  a certeza da realização do 2º turno nas eleições brasileiras”

HSBC: “O maior Banco do Mundo. O quadro político Brasileiro ficou indefinido.”

20 Agosto 2014