Sabor e Saber | Hemetério Gurgel

Coluna Sabor e Saber - 19 e 20 de Julho

Dicas

Dicas Variadas

Por Melissa Mafra

1 - Dessalgar Carne Seca
Corte a carne seca em pedaços médios e coloque na água. Para cada kg de carne seca, adicionar um colher de sopa de sal. Leve ao fogo, e deixe ferver. Quando levantar fervura e ao aparecer espuminha desligar por 5 min e repetir o processo.

Só duas vezes
Depois de duas vezes, retire a água, coloque outra e pode preparar a sua receita. A Carne estará totalmente dessalgada.

2 - Jerimum Beleza
O Jerimum (abóbora) tem poucas calorias e é rico em potássio, beta-caroteno, ferro, fibras, fósforo, proteínas, magnésio e gordura insaturada.

3 - Sementes de Jerimum
As sementes de Jerimum tem propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento dos tecidos e são ricas em vitaminas. Seque e salgue. E coma ao longo do dia, farão muito bem à sua saúde! Delicia.Você vai adorar!

21 Julho 2014
Receita da Semana

CARPACCIO DE JERIMUM

Ingredientes:
01 Jerimum médio, Azeite extra virgem e sal a gosto.

Preparo:
Lavar bem o jerimum. Não descascar, pois iremos consumi-lo com casca. Corte o Jerimum em 4 pedaços iguais. Com a ajuda de um ralador, passe cada quarto pelo fatiador, formando finas fatias. Aqueça bem uma frigideira e a unte com um fio de azeite. Distribua as fatias de abóbora pela frigideira e salpique um pouquinho de sal para temperar. Deixe cozinhar por cerca de 40 a 60 segundos, e virando sempre cada fatia. Deixe por mais 40 segundos e retire da frigideira.

Dicas da Chefe:
Se quiser al dente, frite apenas 30 segundos de cada lado.
 

21 Julho 2014
Fast Food

Da Europa para Natal. Soft open – O melhor café do mundo

O Caffé Trieste surgiu em Trieste, Itália, conhecida como a cidade do café,  em 1950. Logo se expandiu pelo país da Bota, pois sua excelente qualidade e o cuidado com seu plantio e a mistura de diversos tipos cultivados, após torrados, originaram essa bebida divina, que os donos da marca, denominaram como TRIESTE e variações de tipos: Mistura Bar, Mistura 100% Arábica e Mistura Seguro.
Hoje é referencia de luxo como Caffeteria gourmet. Além das principais cidades da  Europa, já abriram duas em Dubai, agora em Natal. (fotos: sócios: Flávio e Marzio).

O porque de Natal
Marzio Dias há 13 anos morava na Itália. Trabalhava no Caffé Trieste como Barista e Barman, altamente qualificado. Convenceu os donos italianos a serem seus sócios no Brasil, na sua amada cidade Natal.
Veio, como sócio, o Chef Flávio especialista em gastronomia tradicional italiana, apreendendo os segredos com sua avó e depois nos mais famosos restaurantes de comidas italianas de Roma, Paris, Londres, Madri, Berlim. Era o implantador-oficial da TRIESTE na área de gastronomia onde ele era instalado tanto na Europa como em Dubai. 
 
Projeto de coração - Ambientação
Sem economias para o luxo, conforto e bem estar, situado privilegiadamente na praça das Flores, esquina da Hermes da Fonseca - Petrópolis - Natal/RN, Telefone: (84) 9865-3964, contrataram os arquitetos Esam e sua filha Barbara Elali. Eles são os autores dos projetos de construção, decoração e ambientação, e deram um show de bom gosto e altíssimo gabarito.
Bolaram uma área, que não perde para nenhuma dos maiores centros brasileiros, mas  respeitando o padrão exigido pela marca TRIESTE em suas cafeterias. Está um espetáculo!!!!
Natal nada viu igual, até hoje, no setor de gastronomia, graças ao profissionalismo dos autores dos projetos. Tem de se elogiar o padrão de luxo dos moveis, quadros e conforto. Sente-se o conhecimento do setor gastronômico pela cutelaria, louça, copos diversos em cristal, equipamentos para bebidas e serviços do menu. Tudo enfim, tudo de mesmo, foi feito para quem gosta do que é bom e top do top.

Menu
O Cardápio apresenta-se como um Jornal: LA GAZZETA DO TRIESTE. Eis as maravilhas para degustarmos, além do café que é um néctar dos deuses. Tem: O Expresso Clássico Italiano: 15 tipos; Cafés Especiais, Frios e Quentes: 9; Drinques a base de Cafe: 6; Chá e Chocolate: 5; Sucos: 5; Soda Italiano: 1; Aperitivos a Base de Procecco Italiano:7,  nele se inclui O SPRITZ, o aperitivo mais consumido na Itália e considerado como estilo de bom gosto. Coquetéis: 32.
Na Gastronomia: Snacks Italianos - traduzidos sanduíches top - 14, acompanhado de 6 tipos de molhos a escolha; Saladas: 9; Carnes & Peixes: 8; Massa Italiana, feita em casa:14. Sobremesas, preparadas na hora. Será sugerido pelo cliente ou pelo Chef.

Funcionamento
Seg à quinta: das 8hs às 22hs; sextas e sábados: das 8hs a zero horas e domingos só para café e almoço. Nos outros dias, repetimos, funcionará para café da manhã, almoço e jantar, além de lanches e drinques.

Parabéns e muito êxito!


A Franquia Mr. Mix Milk Shakes

Recebemos atenciosa solicitação para atualização de alguns dados que fornecemos na matéria que publicamos sobre a Mix.

Eis: Hoje o Mister Mix possui 162 unidades. A meta da marca é inaugurar 70 unidades em 2014, para alcançar 200 unidades em funcionamento.

Fundado em 2006, o Mister Mix é a maior rede brasileira especializada em milk shakes, operando por meio do sistema de franchising e possui lojas distribuídas em 22 dos 27 estados brasileiros.


Jantar Harmonizado Chandon

Será na próxima sexta-feira. Mas... não esqueça de fazer a sua reserva pelo  telefone: (84) 3204-2900.

O menu que nos mandaram:
Entrada: Camarão e Abacate, Harmonização: Uma taça de Chandon Excellence;
1º prato: Camarão Manary; Harmonização: Chandon Riché;
2º prato: Medalhão de Filé; Harmonização: Chandon Brut Rosé; SOBREMESA: Sobremesa: Santa Manga: Harmonização: Chandon Passion.

Vai ser show!


SÃO BRAZ NO SHOPPING CIDADE JARDIM

A rede São Braz já tem 33 anos de história. Inauguraram recentemente no shopping Cidade Jardim, Natal/RN, mais uma Loja.
Já está presente em: Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Piauí.
 

21 Julho 2014
Conversa de Restaurante

POLÍTICA & POLÍTICA É O ASSUNTO AGORA

Restaurante Manary - Excelentes os êxitos obtidos pela Gov. Rosalba com a Copa 2014. Criticaram muito os gastos com a Arena das Dunas. Todavia se não fosse a coragem da governadora enfrentado todos os obstáculos Natal não teria sido beneficiada como está até agora com obras estruturantes e definitivas para o desenvolvimento da cidade.

Alem disso vejam a pesquisa feita péla ABIH - Associação Brasileira da Indústria Hoteleira: Entrevistados 1.003 pessoas entre os dias 13 à 25/06. 87% indicariam a amigos e familiuares a visitarem Natal; 88,28% deixaram Natal felicissimos por terem estado aqui e sido tão bem tratados numa cidade tão linda. Essa imagem percorrera os 5 continentes e trará mais turistas ao RN.

Eis um dos lucros. Outro: Obras que atingem mais de 700 milhões, sem nenhum escândalo de corrupção, sub faturamento, desvios, apadrinhamento de parentes. Tudo joinha, joinha! E a quem devemos? A linha administrativa de não roubar e nem deixar roubarem, da governadora Rosa.


MUITA GRANA - DE ONDE VIRÁ?

Bistrô Dolce Vita - Havia um espanto geral na mesa. Uma indagação que corria solto e já ouvimos em outros recantos da cidade e do interior. Vice-Prefeita Wilma, PSB, candidata ao Senado apresentou um orçamento de sua campanha ao TRE/RN de 15 milhões. Sua concorrente mais direta, Deputada Fátima, PT, também orça em 15 milhões. É muito dinheiro... Donde virá se perguntavam e ninguém sabia! Se somar o que ganha um Senador em 8 anos vejam: 26.700,00 x 12 = 347.100,00 x 8 = 2.776.800,00. Belo investimento, não?


DINHEIRO NÃO É PROBLEMA

B. Douce France - Ora Ora. Pode haver problemas para o governadora do estado este negócio de faltar dinheiro. Mas, para o MPE/RN não existe isso!

Vejam: Agora mesmo fizeram o 4º Aditivo com a empresa Álamo Segurança Eletrônica. Pequeno valor. Somente R$ 412.396,52 para serviços de sensores de alarmes no Prédio da Promotoria de Infância da zona Sul de Natal e da PGMP.

E complementaram: que o Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado disse que foi irregular a compra daquele prediozinho da Deodoro por 850 mil reais há um bocado de anos e que está abandonado até hoje, pois não serviu.

Constataram, logo depois da compra da área para Promotoria Criminal. Eles precisavam de no mínimo 13 vagas para veículos e só era permitido na área 6 ou 8 vagas. E daí? de imediato o mesmo Procurador Chefe que comprou o prédio, comprou o terreno em frente à sede da Procuradoria e construiu um prédio para aquela Promotoria. É dinheiro muito... Agora vamos ver quem o TCE vai indicar como responsável pelo prejuízo sofrido pelo Tesouro Estadual. Coitadinho de nosso dinheirinho.
Culpa? Ninguém. Podem aguardar.


Funde a cuca

Self La Tavola - Mas... eis a encrenca: O Pref. de Natal, Carlos, decide ir a Espanha tratar de assunto de interesse aqui da cidade. A Lei diz que a vice assume automaticamente. No outro dia  a vice disse que não ia assumir - para assumir tinha de renunciar a candidatura a qualquer cargo eletivo ou renunciar a vice Prefeitura - Simplesmente se mandou para Recife. Que a Câmara Municipal tomasse providências. O Presidente da Câmara, verdeador Dickson (foto), estava candidato a Deputado Estadual - mesmo problema: ou assumia ou renunciaria Também não fez nada. E Agora? Tai para a J. Eleitoral decidir, se quem estava prefeito era Wilma ou Dickson. Vamos ver o que nossos juízes dirão.


MUITOS APOIOS

Restaurante Conzinharia: HENRIQUE:
Henrique recebeu o apoio de 20, dos 29 Vereadores da Câmara Municipal de Natal.
Robinson recebeu o apoio do prefeito de Macaíba, Fernando Cunha e 08 vereadores.


21 Julho 2014