Sabor e Saber | Hemetério Gurgel

COLUNA SABOR E SABER - 11 E 12 DE ABRIL DE 2015

Dicas

DICAS DE CHOCOLATE

 01 - O Microondas é o melhor meio para derreter o chocolate. Em potência média de 30 em 30 segundos, mexendo a cada pausa até derreter por completo. Para se derreter 1 quilo de chocolate, leva-se em média 4 a 5 minutos.

02 - Depois de pronto e desenformado o chocolate (bombom, trufas, etc..) deve ficar em ambiente de 18 a 21 graus.

03-Nunca armazene próximo a produtos com odor muito forte, pois o chocolate é catalisador de odores.

4 - O chocolate também catalisador de umidade e por isso não pode ficar por muito tempo na geladeira ou ser colocado no congelador.

5 - O Kit básico para manusear: espátula triangular, espátula reta de alisar bolo, termômetro digital, forma e saco de confeitar.  6-O chocolate é como um vinho. A matéria-prima vem de uma determinada região e dependendo do local, o sabor é diferenciado. 

7 - O que vale lembrar é que quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde.

14 Abril 2015
Curiosidades Gastronômicas

Em média, quantas calorias um adulto consome por ano?

 De acordo com o IBGE, um homem adulto ingere 2.050 calorias por dia e uma mulher adulta, 1.800. Levando em conta esses números, a nutricionista Tereza Cibella calculou, em média, o consumo de 748.250 calorias por ano para os homens e 657 mil para mulheres. “Ainda assim, vale lembrar que isso varia com o peso, estatura, idade, sexo, nível de atividade e estado fisiológico de cada um”, acrescentou a nutricionista Mariana Braga Neves.

14 Abril 2015
Receita da Semana

Pavê Pascoa Divino

 INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado - 2 medidas da lata do condensado de leite - 4 ovos - 8 colheres de chocolate em pó

CALDA:
3 colheres de chocolate em pó - 2 colheres de açúcar 2 colheres de água - Chocolate granulado para enfeitar

PREPARO:
Faça primeiro a calda na forma de pudim, misture o chocolate, o açúcar e a água e leve ao fogo até derreter. Cuidado para não queimar, reserve. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador e despeje sobre a forma Cubra a forma com papel alumínio e coloque em banho-maria por 40 minutos.
Espere esfriar bem e desenforme jogue o granulado por cima. Atenção, não desenforme quente nem morno para não despedaçar. Leve à geladeira e sirva gelado. Jóia.

14 Abril 2015
Fast Food

RESTAURANTE DA SEMANA OLIVA GASTRONOMIA

 O Oliva Gastronomia Internacional, fica na rua Seridó, 743 - Petrópolis - Natal/RN - tel: 2020.7676. As empresárias restauratrices são Marina Mello Costa e Marina de Paraguassu Macedo Bezerra. Funcionamento: segunda à sábado, para almoço, de 11h30 às 15h, e 18h30 às 0h para jantar. Tem capacidade para até 60 pessoas.


O MENU

O cardápio foi excelentemente elaborado por este gênio da gastronomia que é o chefe Eugênio Cantídio, que continuará a dar consultoria. Daí se encontram as maravilhas como entradas com Polvo a Galícia, Camarão ao Guacamole, Pernil ao Forno, Filé Camponês etc... Qualquer prato, pode pedir que será a satisfação de suas papilas gustativas. Para completar Marina Mello e Marina Paraguassu tiveram a sensacional idéia de entregar o menu de sobremesas a Rafaella Fonets. Só prá vocês ficarem de água na boca: Taça de Romeu e Julieta, Grumble de maçã c/amêndoas e tartelete de chocolate.
A Carta de Vinhos é pequena, mas bem selecionado, consta só 20 rótulos. A linha é de Cozinha Contemporânea sofisticada.
Recomendamos. É excelente mesmo. Êxitos.

 


FEIRA DE ANTIGUIDADES

Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis faz sua 21ª Edição e começou sexta e encerra neste sábado, na Praça das Flores, em Petrópolis, Natal/RN. Entrada livre. Já é um evento consolidado e sempre com novidades. Continua este ano na área de gastronomia com: Léo Tavares do Caldinho Gourmet, Marcela e Vanessa com o Magu Petir Gourmet. Funcionará de 16h às 22h. O Consultor Técnico é Carlos Sodré. Além das comidas, há antiguidades, shows, artesenato e oficinas para fabricação de produtos caseiros.


CULTIVAR ORQUÍDEAS

Festival de Orquídeas Flores começou ontem 10/04, e vai até domingo. Realiza-se no Sam's Club, na BR - 101, em Natal, RN. O principal são as oficinas de cultivo e adubação gratuitas de orquídeas e outras plantas para seus jardins. No Festival tem mais de 2.500 plantas. O diretor do Evento instrutor das oficinas é o floricultor Gerson Paiva. Sábado: 11/04 - 08h às 21h-Domingo: 12/04 - 09h às 17h.


OUTRO CURSO E BOM: NUTRIÇÃO

A badalada nutricionista potiguar Brenda Sá, da cozinha funcional, está trazendo para dar um curso em Natal, a Nutricionista funcional Chef Nadia. O Curso será no dia 6 de maio com uma Oficina sobre Risoto de Pratos Funcionais e no dia 7, Biomassa de Banana Verde. Será na Clinica da Dra. Brenda à R. Nélio Tavares 1045, Nova Descoberta, Natal/RN - tel.: 9955.0479.


FESTIVAL DE PIPA SE MOVIMENTA

11º Festival Gastronômico de Pipa será realizado de 9 a 17 de outubro, em Tibau do Sul. Agora há nova Assessoria de Imprensa. Foram contratadas a jornalista especializada em Turismo, Cristina Lira e a Versátil Soluções em Comunicação, da jornalista Tarcyla Costa. O visual do festival e as peças publicitárias serão da Armação Propaganda. O site do Festival caberá a Maxmeio e as fotos oficiais fotógrafo Rogério Vital. Muito bom time. Parabéns. Foto: Cristina e Tarcyla.


SORVETE MEXICANO EM NATAL

 O negocio é imaginação. E isso não faltou a Emanuella Albuquerque e Claudio Marques. São empresários. Em uma turistada pelo México achou o seu sorvete simplesmente divino. Aqui retornando decidiram inovar em Natal. A maioria das sorveterias seguem a linha patisserie italiana.
Colocaram um nome bastante sugestivo el loco paleteria. Sucesso total. Tanto assim é que construíram uma fábrica em Emaús, Parnamirim, e já abriram 6 lojas abrangendo Natal, Mossoró, Campina Grande e João Pessoa/PB. Aqui em Natal, no Centro, funcionam no CCAB Petrópolis e na Praia de Ponta Negra, na orla, Av. Erivan França. Olhem eles começaram em novembro/2014. É ou não é sucesso? As Paletas, que são os nossos inesquecíveis picolés c/palito e tudo, eles estão dispondo de 20 sabores, sendo recheados, frutados, premium e cremoso.
Todos os sorvetes são fabricados sem nenhum conservante. São genuinamente naturais Daí o êxito. Claudio - Emanuella projetam até o fim do ano se estenderem até a Bahia, ou seja, com mais umas 30 lojas ou quiosques como denominam em cada local. Experimentamos e achamos uma delícia. Nossos parabéns. Contatos pelo tel. 9984.1417.


X-PICANHA

Fica na R. Estrela do Mar, 2239A, Ponta Negra. A especialidade é Sanduíches & Petiscos. Foi uma descoberta maravilhosa, pois não deixa a desejar a nenhuma sanduicheria dos polos gastronômicos de Natal. Tudo é feito com matéria de primeira e amor, que é o principal tempero para o sucesso numa cozinha. Funciona de terça a domingo das 16h às 0h. Vale!


RETORNARAM DOS USA

O INVESTIDOR THEOFILO FURTADO - O nosso Téo - retornou de um rolé por Miami com sua fiancé Dra. Sonia Barreto, alugou um iate e foi conhecer a costa da Flórida com os amigos médico Ricardo Bitencour e Fiancé. Já retornaram.

14 Abril 2015
Conversa de Restaurante

CHEGARAM OS 100 DIAS DO GOVERNO

BISTRO DULCE FRANCE - O papo era só política. O governador Robinson completou 100 dias. Antes de dizer o que ouvi, acho pela minha experiência de muitos e muitos governos que vivenciei, Robinson teve muito pouco tempo. Mas o pessoal dizia que Robinson falara que não precisava de tempo para realizar o que desejava. Desde o 1º Dia tudo mudaria. Vejamos os fatos:

1 - O grande sucesso, até agora, tem sido a Secretaria de Turismo. Essa tem o que mostrar. Fez o governador conversar com a maior Operadora de Turismo das Américas a CVC, contactou vôos no exterior. Já está certo o retorno dos vôos do De Beach Hotel, Grupo Italiano, pioneiro em vôos de Milão-Natal, chegando a fazer 2 vôos por semana. Até construiu um hotel na Orla de Ponta Negra. Há muito tempo Natal não tinha uma lotação geral de hotéis e pousadas como teve agora na Semana Santa. Resultado de quem entende da área, que é o caso da escolha feliz do engenheiro Ruy Gaspar. Realmente já deu uma nova imagem da operacionalidade turística apoiado pelo Governo.
Valeu a diminuição do Imposto sobre a Gasolina. Ai está também vôo para Mossoró e da TAM para Campinas-SP. É um propulsor do sucesso. Mas... falta a propaganda do RN não só no Brasil como no exterior. Sem isso a tendência é entrar-se numa roda. Voltar tudo como antes no quartel de Abrantes. Foto. Robinson-Ruy Gaspar

2 - O resto, nós sabemos, diziam, vai demandar muito e muito tempo. E citaram o caso da Segurança Pública. A secretária falou e informou ao Governo antes de reais resultados. Não caiu a criminalidade. Com o efetivo que tem a PM vai ser difícil implantar a chamada Operação Ronda Quarteirão. Pois vai cobrir um setor e descobrir outro.
Tudo é ainda a verba da Copa do Mundo.

3 - Quanto ao planejamento. Ainda não foi divulgado nada. Só o que já estava acertado com o financiamento do Banco Mundial, que está trabalhando a todo o vapor, mas o tempo é o tempo. O Estado continua aumentando a arrecadação, mas também vegetativamente sobe a despesa. Sempre faltará dinheiro até haver o equilíbrio. Qual o plano para isso? Disseram que ninguém ainda divulgou... Já começamos a ouvir reclamações.

4- Mais de três meses e ainda não está completo o Secretarido, falta o de Administração que não foi nomeado até agora.Vejam como as coisas são difíceis.Nomearam alguns nomes e esses já caíram fora. Mas...continuam, acreditando numa reação do Governo. Agora isso tem um tempo. É bom lembrar que o Governo Federal está sem dinheiro.Se esperar por dinheiro de lá se lasca.

5 - O Governo Federal está custodiado nas Finanças pelo Ministro Levy, indicado pelo empresariado de SP. Fala o que quer. E agora vai diretamente ao Congresso resolver as pendências, pois o Governo não tem mais autoridade ali. Isso na área administrativa. Por outro lado teve de nomear o vice-presidente Michel Temer, Coordenador do Governo politicamente no Congresso. O que se lê neste ato, o Governo Dilma além de se perder na administração; agora politicamente está nas mãos do Vice, que é do PMDB. Quer dizer que seu partido PT e seu Governo afundaram com a Lava Jato e a onda de escândalos. Esse é o quadro. Cada um tire suas conclusões. Não é fácil para Dilma. Tome carão. Se sair Temer ou Levy, ela cai... de madura...


EFEITO PT

REST. ÂNCORA CAIPIRA - 900 mil pessoas perderam o emprego no último trimestre. São os dados que acabam de ser divulgados pelo IBGE: o período de dezembro a fevereiro, o IBGE estimou que havia 7,4 milhões de pessoas desocupadas no país. No trimestre anterior, de setembro a novembro, o número era menor, de 6,5 milhões. Vamos' a Rua domingo. Temos de protestar. Vejam, que nunca um presidente foi afiançado por um Ministro, no caso o Levy administrativamente; e Politicamente dependente do Vice Michel Temer. Que horror!


Há UM TEATRO NA VIDA DE UM CONGRESSISTA ELEITO

GALINHA DO XEREM - Papo fortíssimo! Diziam: um dia será contada a verdadeira história das verbas e liberações do Teatro de uma cidade junto a Natal.


ATÉ OS POBRES DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS!

REST. ABADE - O Presidente do Conselho Estadual da Previdência Social - CEPS, Nereu Batista Linhares, engavetou há quase um ano mais de 100 processos de aposentados e pensionistas do IPERN. Incrível! Há processo que este cara segura há 10 anos, pode? Onde anda o promotor do Patrimônio Público? Neste mato tem coelho! Investiguem, não deixem os velhinhos desenganados.!


QUEM DIRIA

REST. NAU - Vejam só. Até aqui no RN o PT não perdoa. O presidente do PT estadual, Eraldo Paiva foi indiciado na Operação Lava Jato. Dinheiro das eleições. E tem mais gente do PT. Aguardemos, concluíram. Ai um outro cidadão disse alto: Robinson precisa ver que na Assembleia quem tem como líder o deputado Mineiro não precisa ter oposição e nem inimigos. Será? 


NÃO REPERCUTIU BEM NA TROPA DA PM

CHURRASCARIA SAL & BRASA - Os Oficiais da PM ficaram embabacados. O Governador Robinson mandou chamar o Ten. Styveson e disse que ele iria comandar a Operação Lei Seca. O sucesso, não foi por causa dele. E ele apareceu porque comandou. É tanto que foi proibido de dar entrevistas. Muitos oficiais da PM teriam o mesmo êxito pois foram preparados tanto quanto ele. E o Comandante da PM? E a Secretaria de Segurança Pública? Como ficam, já que foram deixados de lado por um Tenente? Muito grave para disciplina militar. E ainda foi falar com o governador a paisana. Há o que se chama de solenidade do cargo! Robinson, o povo gosta da solenidade, não se pode deixar de lado. Governador é Governador. Militar é militar. Tem de ir ao Governador através do seu comandante. Precedente ruim.

14 Abril 2015