Sabor e Saber | Hemetério Gurgel

Coluna Sabor e Saber - 27 e 28 de setembro

Dicas

Arroz e Bolo

Por: Melissa Mafra

ARROZ

Cozimento e preparo: Use água quente no preparo,  a fria retarda o cozimento.

Soltinho: Adicione algumas gotas de suco de limão para que o arroz fique leve e solto.

Tipo agulhinha: O tipo agulhinha pede 2 partes de água para cada parte de arroz.

Não transbordar: Para que a água não transborde da panela, adicione um pedacinho de manteiga ao cozimento.

BOLO 

Bolo fofo - Preparo: O bolo cresce e fica fofinho se assado logo após o preparo da massa.

Não use ingredientes gelados: Só use os ingredientes em temperatura ambiente. Gelado o bolo fica duro.

Bater as claras: Bata as claras até que fiquem firmes, se não ela deixa a massa ressecada.

Quando usar secos e líquidos: Se a receita pedir para alternar ingredientes secos e líquidos, comece e acabe pela farinha.

Bolos de chocolate: Bolos de chocolate para ficar c / um tom avermelhado acrescente 01 pitada de bicarbonato de sódio durante o preparo.

30 Setembro 2014
Receita da Semana

BOLO DA MAMÃE

Por: Chef Sanylle Faraj

INGREDIENTES: 01 pacote(s) de mistura para bolo sabor chocolate com nozes.

RECHEIO: 01 lata de leite condensado - 04 unidades de gema de ovo peneiradas - 200g de creme de leite.

CREME I: 04 unidades de clara de ovo em neve - 06 colheres sopa de açúcar - 01 caixinha de creme de leite gelado - quanto baste de essência de baunilha.

PREPARO RECHEIO: Em uma panela misture o leite condensado com as gemas, junte o creme de leite e misture até ficar homogêneo - Leve ao fogo médio misturando constantemente por 04 min, após início da fervura.

PREPARO CREME: Misture as claras c/açúcar e leve ao fogo em banho-maria para amornar - bata na batedeira até formar um suspiro firme - Acrescente o creme de leite, a baunilha e mexa delicadamente.

MONTAGEM: Coloque as fatias de bolo e disponha o recheio e cubra c/creme nevado - Leve ao freezer por 4 horas.

SUGESTÃO DA CHEF:  
Desenforme e sirva gelado. Decore a gosto.

DELÍCIA!

30 Setembro 2014
Fast Food

XXII Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2014

A 22ª Avaliação Nacional de Vinhos, considerado o maior evento do setor da América do Sul, acontece hoje/27 em Bento Gonçalves, RS, no Parque de Eventos da cidade.

O quadro de comentaristas de Vinhos - Safra 2014 conta com 15 nomes de personalidades confirmadas para o evento.

A MAIOR DEGUSTAÇÃO DA SAFRA
A maior degustação de vinhos de uma safra, a 22ª edição, terá o prestígio de presidentes das mais importantes entidades do mundo do vinho. Citamos: o presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho - OIV, a argentina Cláudia Quini, e o da União Internacional de Enólogos (UIOE), o francês Serge Dubois. Além dos presidentes do Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai -Inavi-, José Lez, e da União Espanhola de Degustadores, Fernando Gurucharri. Destaque, o Enólogo do Ano 2013, Juliano Perin.

COMO É FORMADO
O grupo é formado por especialistas de sete países:Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Portugal e Uruguai.

O painel de comentaristas que vai interagir com um público de mais de 850 apreciadores de vinho, conforme destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia - ABE - enólogo Luciano Vian.

CONFERENCISTAS CONFIRMADOS
Ana Sofia, Consultora em Marketing de Vinhos, Portugal; Antonio M. de Azevedo, enólogo médico, Brasil; Carlos E. Galvão Bueno, Dono de Vinícola Brasil; Christopher C. Fielden, Consultor, Inglaterra; Claudia Quini, presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho - OIV, Argentina; Fernando Gurucharri, Pres. da União Espanhola Degustadores - Espanha; José Lez, Pres. do Instituto Nacionalde Vitivinicultura - INAVI, Uruguai; Juliano Perin, Enólogo do Ano 2013, Brasil; Mauro M. Alves, Jornalista-de vinhos, Brasil; Sara Bodowski, jornalista de vinhos, Brasil; Serge Dubois, Pres. da União Internacional de Enólogos – UIOE - França; Susan D. Mc Craith, Consul. de Vinhos, Inglaterra; Juan Arizu, Dir. da Asso. Enológos da Argentina; Vinicius Santiago, Sommelier, Brasil e Selton Mello, Brasil.


FOGO & CHAMA É EXCELÊNCIA

A Churrascaria FOGO & CHAMA, Ponta do Morcego, Praia dos Artistas, Natal-RN, foi agraciada com o Certificado de Excelência 2014 do TripAdvisor, que premia estabelecimentos do setor de restaurantes, concedido pelo site de viagens TripAdvisor. O site premia anualmente estabelecimentos da área de turismo e hotelaria que estão sempre recebendo avaliações positivas dos usuários.

Os vencedores recebem um certificado impresso e um adesivo, como referência de qualidade. E ganham o selo Certificado de Excelência, para serem expostos no local como referência de qualidade.

FALA PAULO GALINDO
"Este é um certificado que incentiva a mim e toda a equipe. Mostra que estamos no caminho certo, nessa busca constante pela qualidade dos serviços. Com o prêmio, esperamos uma maior visibilidade para turistas do Brasil e do mundo, mostrando que a casa está equipada com serviços de excelência".

Nossos Parabéns.


10º FESTIVAL DE PIPA - OUTUBRO

Foi apresentada a programação do 10º Festival Gastronômico da Pipa, no Restaurante do Makro, quarta, 24/09. Este ano acontece de 10 a 18 de outubro. O eventou contou com a participação do Bartender Drinks House e DJ Lari Costa.

O EVENTO - ABERTURA
A abertura será com o tradicional preparo de um enorme tacho, este ano, de Baião de Dois, que será vendido em porções com a renda revertida ao Projeto Afeto. 

OS TEMAS
Nas Oficinas os Chefs convidados de todo o país, abordarão: A complexidade da simplicidade, Raiz indígena e contemporânea, Comidinhas e drinks - A arte de um bom anfitrião, Carnes brasileiras, da genética à mesa, Enogastronomia, Mar, uma alheira brasileira - com técnicas de embutir e defumar alimentos, Confort food, Sabores do mundo. 

COMO SERÁ O EVENTO
O experiente Cláudio Freitas, explica: o Festival terá 2 ambientes: a Arena Gastronômica, abrigará a feirinha de comidas regionais - a Degusta Pipa, os shows e eventos culturais. 

Um júri técnico de 5 especialistas dará notas às receitas inscritas, que terão peso maior para o concurso de restaurantes locais:
O melhor da Pipa; além dos votos populares.

Os votantes escolherão os 3 primeiros colocados em 5 categorias: petisco, prato principal, lanche, sobremesa e drink.

O Concurso das receitas dos estudantes de Gastronomia contará com 12 participantes.

O jantar Menu Confiance, será um Festim, no  dia 16/10, no Hotel Ponta do Madeiro.

O Menu será dos Chef belga Mathieu e o Chef paulista Paula Labaki.

30 Setembro 2014
Conversa de Restaurante

POLÍTICA NACIONAL

BARCLAYS - Informa a seus clientes que não há mais dúvida de que haverá o 2º Turno nas Eleições para Presidente do Brasil. Sendo que um índice de 71,5% focam nas duas mulheres na disputa final.

EURASIA GROUP - Confirmado o 2º Turno nas Eleições para Presidente do Brasil. Concorrerão Dilma x Marina. Os indicativos pendem para Marina ganhar.

NOMURA - Pesquisas confirmam um 2º Turno nas eleições dos brasileiros para Presidência da República. Só um fato muito relevante poderá deixar a disputa de ser entre Dilma e Marina. Com TENDÊNCIAS DE MARINA GANHAR

CITICORP - Pelas pesquisas divulgadas, inclusive as nossas internas, tendo como tira-teima o Instituto Datafolha, o 1º Turno estaria definido com a disputa Dilma x Marina. Ressalta, entretanto, que qualquer novo fato pode ter efeito rápido e o eleitor brasileiro costuma se definir na última semana.


POLÍTICA ESTADUAL

SORVETERIA REAL 14 - Comentavam que das 15 pesquisas realizadas por, na maioria, Institutos locais, contratados alguns até por Blogs, o candidato Henrique se mantém numa dianteira constante em torno de 10% sobre seu opositor Robinson.

Agora mesmo o Instituto CONSULT/RN apresenta Henrique com 39,94% e Robinson com 30%. Por outro lado, para o Senado houve subidas e descidas das duas principais candidatas, Fátima PT e Wilma, PSB . No momento as últimas pesquisas indicam uma vantagem de Fátima em torno de 6%. Contudo nas realizadas para uso interno de ambos os lados surge um crescimento de Vilma e como uma estagnação de Fátima.

Na Pesquisa Consult/RN, citada, registro no TRE/RN 034/ 2014 - e TSE 823/2014. Fátima com 39%, Wilma 36,24%. Uma maioria de Fátima de 2,76, ou seja, Wilma tirou os 6% e já está, tecnicamente, empatada com sua concorrente. Concluindo aquele cidadão disse que gostou muito da opinião exposta pelo estatístico e dono da Consult, quando ele afirma que Henrique vem sempre se mantendo na frente, o que indica uma decisão no 1º Turno, visto que não há outro canidato que se apresente com tendências de surpreender. Já quanto ao Senado a ótica de Paulo é de que são duas forças tradicionais da Política Potiguar, daí tudo pode acontecer nos próximos dias.

MAIORIA
Outra pessoa que estava no papo esclareceu: o eleitorado do RN registrado no TRE é de 2.327 milhões. Fiz um cálculo a grosso modo e encontrei os seguintes números no caso da eleição para Governador. Ora se Henrique apresenta uma média de maioria constante de 10%, isso representa que ganharia no primeiro turno por uns 230 mil votos. Como faltam só 10 dias para as eleições, Robinson teria de conquistar 23 mil votos por dia até o dia 5 de outubro. Quanto a escândalos não vislumbramos no horizonte que possa modificar esse cenário. Henrique resistiu,sem abalo, aos ataques diretos de Robinso e também da imprensa de fora sobre o caso da delação premiada da Petrobras. Contudo como diz o mineiro, em eleição até boi pode voar. Aguardemos.


ESQUISITO E MUITO

CAFÉ TRIESTRE - Amigos, há algo mais no ar do que avião. Vejam como é que pode que o Vice-governador da chapa de Robinson o deputado FÁBIO DANTAS passou a apoiar em São José do Mipibu, o candidato a deputado federal Betinho Segundo, filho de Betinho Rosado irmão de Carlos Augusto casado com a governadora Rosalba e que tomou o PP partido que estava com o deputado Ricardo Motta, o que resultou no rompimento desse com o Governo? Sabe-se, por exemplo, que pelo menos publicamente, em Mossoró o Grupo do Betinho não está pedindo votos para Robinson.

E vai estourar algo mais do que na Dinamarca. Outro fato marcante e que me encucou, disse o cidadão, como é que Robinson que está tendo o apoio de Lula e que seu filho deputado Fábio liderou para Natal ser sede na Copa do Mundo, disse na TV que era contra a Copa ter sido realizada e os gastos feitos aqui em Natal!  


HÁ ADESÕES SIM SENHOR

SELF LA TAVOLA - Na Mesa redonda. Em Barra de Maxaranguape a prefeita Neidinha, ex-prefeito Amaro. Toinho Costa e Abraão Lincol, presidente da cooperativa de Aquicultura passaram a apoiar a Henrique. Assim como em Macaíba o ex-prefeito e conselheiro do Tribunal de Contas, Valério Mesquita o vice-prefeito Olimpio e a ex-prefeita Odileia, se incorporaram a candidatura de Henrique e Wilma.

Mas... quando me virei ... não ví ninguém.

30 Setembro 2014