Sabor e Saber | Hemetério Gurgel

Coluna Sabor e Saber - 13 e 14 de dezembro

Dicas

Preparando frutas e vegetais

Por: Melissa Mafra

Tomates, damascos ou peras
Prática de descascar tomates, damascos, pêssegos ou peras é colocá-los em água fervendo por um minuto e, em seguida, por um minuto em água fria.

Preparar purê de batatas
Para que seu purê de batatas fique mais leve e fofo, adicione um pouco de fermento em pó após o preparo.

Cozinhar beterrabas
Cozinhe beterrabas inteirasc/casca. assim mantém o sabor e coloração.

Preparar milho verde
Coloque uma colher de sopa de suco de limão para manter sua cor original. Não coloque sal na água do cozimento, pois isso deixará o milho endurecido.

Preparar legumes cozidos
Evite a perda de vitaminas dos legumes cozidos, temperando-os antes que estejam cozidos. servi-los logo.

Manter a cor de frutas
Mantenha a cor de bananas e maçãs fatiadas, borrifando-as c/ suco de abacaxi ou limão sobre as mesmas.
  

16 Dezembro 2014
Curiosidades Gastronômicas

ALIMENTO E TEMPO DE DIGESTÃO

Escolha os seus alimentos e verifique o tempo para a digestão de cada um:

01- Sorvete: Frutas: 5min
02- Copo de Leite:1 1/2.min
03- Salada Verde: 2h
04- Refrigerantes:  2h    
05- Torta Morango: 2h
06- Arroz, Feijão/Carne: 3h
07- Linguiça: 6h-                 
08- Feijoada: 8-14h
09- Prato de Sopa: 1h
10- Macarronada: 2h
11- Carne Vermlh: 2h
12- peixe: 2h
13- Média c/Pão: 3 h
14- Hambúrguer: 4h
15- Bacon: 12h

 

16 Dezembro 2014
Receita da Semana

FAROFA PARA A CEIA DE NATAL

Por: Chef Sanylle Faraj
 
PREPARO
Cozinhar ½ kg de moelas picadas. Retirar da panela e refogar 200g de bacon em cubos, depois ½ kg de linguiça de porco em rodelas.

-01 cabeça grande de alho
-½ kg de cebolas (só murchar)
-200g de azeitonas
-01 lata de milho verde com água e tudo.
-Quando ferver desligar e adicionar:01 maço de cheiro verde - 100 g de passas - 100 g de frutas cristalizadas.
A farinha (farofa pronta de mandioca, 250 g), só deve ser acrescentada na hora de servir.

SUGESTÃO DA CHEF
Quando for servir, decorar com ovos cozidos (1/2 dúzia), picados em pedaços grandes e 1 lata de pêssegos em calda. 

16 Dezembro 2014
Fast Food

2º Festival Gastronômico de Natal

Temática
"De frente para o mar e o que vem do mar”

O grande Festival GASTRONÔMICO que encerra com chave de ouro os eventos gastronômicos do Estado, está em pleno vapor.

Um pouco de história das comidas do RN
É uma obrigação nossa relembrar  aos  potiguares   que tudo isso só existe graças ao  pioneirismo do vocacionado e  irrequieto Walde Faraj, cuja profissão, tradição de família, é a de design de óculos - Loja de venda de óculos, Ótica. Mas ele nasceu com a paixão pela gastronomia; mágico na transformação de alimentos em comidas dignas dos mais exigentes gourmets e um banquete para os deuses.

Walde começou com os Festivais Gastronômicos, nos confins do RN, na bela Serra do Martins, na Zona Oeste do Estado. Sucesso total! Daí se alastrou  para todos os recantos potiguares. Hoje, raro é o município que não tenha o seu festival.  Hoje  o forte no Calendário Turístico de cada cidade e do Guia Turístico do RN.

Inovando sempre!
Mas... ele, Walde, continuou até hoje a  inovar, pois tem a  genialidade dos mágicos da culinária e a imaginação nas criações dos magos desta área.

Enfim a herdeira
Desse ambiente de cozinha, empresas de alimentos, descobertas de novos sabores, surgiu sua filha SANYLLE, com o mesmo espírito criativo. Frequentou escolas em São Paulo, estagiou com grandes mestres da culinária nacional e internacional, só para aprimorar e conhecer  as  diversas cozinhas mundiais.
Há 14 anos ela escreve semanalmente na nossa Coluna SABOR & SABER, no Jornal de Hoje. E sempre recebo dezenas de emails do mundo inteiro elogiando as receitas de Sanylle, parabenizando-a e indagando por detalhes em sua língua nativa de um determinado ingrediente.

Vamos ao festival que terminará amanhã
Com a temática" DE FRENTE PARA O MAR E O QUE VEM DO MAR", acontece na Praça Cívica - Praça Pedro Velho -, o IIº  Festival Gastronômico, sempre abrindo o despertar de novos alimentos e  valorizando as nossas comidas tipicas com produtos aqui da terra e do mar que nos banha com abundância de espécimes comestíveis. frutos do mar ou coisas do mar

O deste ano é sobre os alimentos que o mar sempre nos ofereceu. O Festival começou em 10/12, quarta passada e irá ate 14/12, amanhã, domingo, iniciando às 19h e indo até 23h.

Chefs presentes
Chefes convidados: Chef Thiago Castanho, Prato:  Pirarucu Defumado, assim cada Chefe apresenta uma criação sua. Chef Janaína Rueda. Os chefs Gabriela Sales, uruguaio Francisco Gateasoro Belzarena; o francês radicado no RN, François Schmmit; a molheira Adriana Lucena; chefs Cacau Wanderley, a nossa Sannyle Faraj, Ítala Selda, Déborah Sá e Ana Lima.  Chef mineiro Marco Túlio Abras, Nito Avelar e Rodrigo Santana, Chef Janaína Rueda, paulistana.

Nas tendas
O Festival conta com 20 tendas de especialidades culinárias diversas, além de Food Trucks. Na praça gastronômica, o público vai se deliciar com várias opções preparadas nas tendas de especialidades, a preços ESPECIAIS.

Vão estar lá a tenda de vinhos da Grand Cru, quiosque de drinques de bartender convidado, Doceria Sweet Cake, massas e pizzas da Piazza Del Fiori, especialidades do premiado restaurante A Cozinharia, Quiosque Menina Bonita, Galinha da Totóia, crepes da Pappillon, Black Chicken, cachaças, caldinhos e cozinha praiana do Ombak, Edi do Acarajé, Cozinha do Bar 294, Espaço Ateliê de Ítala Selda, Aquarela Brasilis de Gabriela Sales, Mediterrâneo Buffet do chef Michelle Maisto, Cozinha Ecológica da nutricionista e eco-chef Débora Sá; Paçoca de Pilão e Mis em Place. Terão shows com artistas nacionais e internacionais, além de brincantes e grupos folclóricos, chegada do Papai Noel e outras atrações.

 


QUINZOS SUB - SÓ SANDUICHES

Quinzos Sub é uma rede americana especializada em sanduíches, aberta há 30 anos nos USA. O Presidente é  Rick Schaden.

Hoje são 18 restaurantes. Já conta  3.000 lojas em  30 países. Aqui em Natal, já funciona na Avenida Afonso Pena, 508, Petrópolis.

Abre diariamente das 11 às 22h.
Telefone: 2020-5262, a franqueada em Natal é a Advogada Nayara Maia.

Voltaremos c/detalhes. Iremos lá esta semana. 

16 Dezembro 2014
Conversa de Restaurante

Será que o governo pagará o funcionalismo?

Rest. Galinha da Totóia

Comentavam: só um Governo na História do RN terminou e não pagou o funcionalismo:o de Geraldo Melo. O saudoso IBERÊ até pediu dinheiro emprestado ao TJ, mas deixou zerada a folha.
E concluíam, hoje entramos em papo com um figurão do Governo e por incrível que pareça, ao ser indagado se o que prevaleceria era a Palavra da Governadora Rosalba ou do secretário Obery, ele se saiu dizendo que isso era um problema da área econômica. Que não tinha dinheiro. Que faltavam 150 milhões para zerar a folha do pessoal. Mas... era assim mesmo. O que fazer?

Mais indagações e decepções
Falamos que a governadora tinha oficialmente dito que deixaria zerada a conta/funcionalismo. Ele disse que desconhecia qualquer palavra oficial da governadora a respeito do assunto. Bem. Aí é querer fazer os outros de besta. Finalizou, sem muito interesse ou demostrando qualquer preocupação, que se a Assembleia aprovasse a união dos Fundos da Previdência Social, haveria uma chance de ser feito o pagamento.

Sinceramente, nunca antes, em tempo algum eu vi, ouvi e constatei um menor interesse, nem de garantir a palavra honrada da Rosa. É de lascar, de mesmo. Como se pode defender um Governo, se gente da maior intimidade do Poder, trata o assunto dessa maneira? Ele que participa de tudo que aconteceu e acontecerá no governo Rosalba. A História contará.

 


Cassiano vendeu o Novo Jornal e foi aos EUA

Restaurante Mama Itália

Falavam que desde junho deste ano,  o jornalista Cassiano Arruda, sócio majoritário do matutino NOVO JORNAL, funcionando há 3 anos, vinha negociando com inúmeros grupos a venda do Jornal.

Recentemente diziam que o empresário Flávio Azevedo, que é um dos donos do Grupo PORTAL NO AR  tinha fechado o negócio. O que não se confirmou logo depois. Com ele iria o seu grupo do NO AR, Alex Medeiros, Ricardo Rosado, Aloísio Lacerda e outros jornalistas que trabalhavam com ele.

Agora é de verdade
Realmente foi batido o martelo da venda do NOVO JORNAL. O comprador principal é o Ritz Property, de Singapura, que aqui já havia adquirido o Pirâmide Hotel, em parceria com o Grupo Elali, e um Flat em Ponta Negra pertencente a Contrutora Hazbun, aqui de Natal.

Quadro do Novo Jornal
No papo, disseram que os novos donos seriam a Ritz Property, com 50%, o advogado André Elali, com 25%, e o advogado José Azeredo, também com  25%.

Ainda disseram que Flávio não pode viabilizar a sua participação no negócio porque os seus sócios no Portal NO AR, Aloísio Lacerda, Alex Medeiros e Ricardo Rosado, perderam o interesse pela entrada de um sócio aqui de Natal. Contudo, futuramente poderiam conversar sobre a Redação ficar com a NO AR, como arrendamento do serviço jornalístico deles. Mesmo assim há grande rejeição. Também o grupo comprador não perdeu tempo e já trouxe de São Paulo, um jornalista, e veio um cara do Japão, especialista em máquinas para jornal.
Todos já se encontrariam em Natal, pois o grupo pretende montar seu Parque Gráfico ultra moderno e tudo URGENTE.

Jornalista Cassiano Arruda
Após a assinatura do contrato,  falam que depois da auditoria,  descontado o passivo,  ele receberia o restante do total acordado na venda/compra.
Cassiano então viajou com a família para os EUA.
Quando retornar irá para sua temporada na República de Jacumã. Somente quando terminar o descanso praiano é que estudará a proposta de manter a sua Coluna nesse Jornal ou partiria para outro e dedicaria o maior tempo a sua Agência de Publicidade e aos netos.
 
Mas... quando me virei ... não ví ninguém!

 

16 Dezembro 2014